Índice Futuro: Análise do Médio Prazo 10/02/16

ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO
  • Primeiramente vamos lembrar que na análise do longo prazo do índice futuro nós vimos que o mercado atingiu uma região de suporte importante, incluindo a sobrevenda do semanal. Isso tende a produzir algum movimento de alta e empurrar o mercado para a sobrecompra do diário. É justamente o que o mercado está tentando fazer agora nos últimos dias.
  • Podemos ver que o mercado desloca-se no ABCD mostrado, sendo que o seu alvo minoritário já foi atingido em 40.700 juntamente com a área de resistência K do diário, sendo portanto uma concordância. No presente momento o mercado está tentando romper essa região de 40.700 – 40.900. Essa região está nas proximidades do pivot mensal.
  • Como trata-se de concordância em área K, essa região é uma importante resistência e podemos ver que o mercado está respeitando-a, tendo feito dois testes nela. Perceba que o mercado não passa por ela em linha reta, mas sente dificuldade de passar ao encontrá-la.
  • Caso o mercado passe por essa área, o próximo alvo será na região de 42.000 – 42.150, que é o alvo de 100% do ABCD, a sobrecompra do diário e também o fechamento de um gap (segmento de linha horizontal marrom). Essa região tende a ser o provável alvo do médio prazo.
  • Existe também um alvo mais acima na região de 43.200 – 43.500, porém como ele fica além da sobrecompra do diário não iremos falar nele nessa análise.
Figura 1 – Índice Futuro (gráfico diário). Região de resistência e ABCD.

Figura 1 – Índice Futuro (gráfico diário). Região de resistência e ABCD.

 

 

ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE 180min
  • Caso ocorra alguma retração antes do mercado alcançar o provável alvo do diário nós poderemos ver aqui os principais suportes a serem observados.
  • O primeiro suporte importante será na região de 40.400 – 40.200 que compreende o primeiro suporte de três oitavos, o pivot mensal e o pivot semanal. O fato do mercado estar no presente momento acima do pivot mensal é bom para a perspectiva de alta. O ideal seria que o mercado fizesse uma retração apenas até essa região.
  • Se o primeiro suporte for perdido, teremos o segundo suporte importante na região de 39.900 – 39.650 que compreende a área K de suporte dos 180min.
  • O terceiro suporte importante será na região de 38.850 – 38.500 que compreende o suporte de cinco oitavos, o primeiro suporte de pivot semanal e o fundo prévio. A perda desse suporte indicaria retomada do movimento de baixa do médio prazo (e provavelmente do longo prazo). Essa região é portanto o ponto de invalidação do cenário de alta do médio prazo.
Figura 2 – Índice Futuro (gráfico de 180min). Principais suportes.

Figura 2 – Índice Futuro (gráfico de 180min). Principais suportes.

 

 

ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS
  • A análise desse gráfico fala a favor da continuação do movimento de alta no médio prazo tendo em visto que evidencia aumento de posição estrangeira no índice futuro.
Figura 3 – Índice Futuro (gráfico de participação de investidores estrangeiros).

Figura 3 – Índice Futuro (gráfico de participação de investidores estrangeiros).

 

 

ÍNDICE FUTURO – CONCLUSÃO DO MÉDIO PRAZO
  • O mercado está produzindo um movimento de alta conforme esperado por motivo de ter alcançado região de importante suporte do longo prazo.
  • No momento o mercado encontra-se tentando romper a importante resistência da região de 40.700 – 40.900.
  • O provável alvo do médio prazo tende a ser a região de 42.000 – 42.150.
  • Caso ocorra alguma retração antes do alvo ser alcançado, o ideal seria que o mercado não perdesse o suporte na área de 40.400 – 40.200. Outro suporte importante para uma retração seria em 39.900 – 39.650.
  • A perda da região de 38.850 – 38.500 indicaria retomada do movimento de baixa do médio prazo (e provavelmente do longo prazo). Essa região é portanto o ponto de invalidação do cenário de alta do médio prazo.

 

 

VÍDEO ANÁLISE

 

 

Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.

Consulte informações sobre o Índice Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.

 

Compartilhe essa postagem:

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 13 =