Índice Futuro: Análise do Curto Prazo 28/07/15

ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE 180min
  • Podemos perceber que o índice futuro produziu um excelente impulso abaixo da três por três que é adequado para a formação de padrões direcionais.
  • Na presente situação gráfica do médio prazo seria interessante se houvesse no 180min a formação de um padrão pão com manteiga de baixa. Isso permitiria uma retração mínima e poderia ser o gatilho para a continuação do movimento de baixa no gráfico diário. Como veremos adiante na Figura 2, a análise do gráfico de 60min favorece a formação desse padrão na atual situação do mercado.
Figura 1 – Índice Futuro (gráfico de 180min). Impulso e possibilidade de padrões direcionais.

Figura 1 – Índice Futuro (gráfico de 180min). Impulso e possibilidade de padrões direcionais.

 

 

ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE 60min
  • No 60min também há impulso abaixo da três por três adequado para a formação de padrões direcionais. Aqui seria preferível a formação de um padrão de dupla repenetração de alta. O mercado está quase formando esse padrão, bastando apenas um fechamento acima da três por três para o seu acionamento.
  • Perceba que a possível formação da dupla repenetração está bem característica até agora, com os dois fundos bem posicionados, sendo que o segundo criou um fundo abaixo do primeiro e ainda fez um padrão de lavar e enxaguar. Isso é bom para uma perspectiva de alta no curto prazo a fim de corrigir a importante queda ocorrida no gráfico diário.
  • Caso a dupla repenetração realmente seja acionada seu alvo mínimo fica em 50.120 (não mostrado no gráfico). Porém assinalamos a região de 50.400 – 50.800 como o provável alvo de um movimento de alta no curto prazo visto que essa seria a área do primeiro Nodo de Fibo onde um padrão de pão com manteiga poderia ser formado no gráfico de 180min. Além disso essa região é uma área K associada a PS.
  • Repare a mecânica de mercado bem harmônica que existe entre a possível formação de ambos os padrões discutidos até aqui: no 60min teríamos uma dupla repenetração de alta produzindo um movimento de alta significativo que por sua vez faria o mercado atingir algum Nodo de Fibo para a formação de um pão com manteiga de baixa no 180min, ocasionando a continuação da baixa no diário.
  • Pode haver também um movimento de alta de curto prazo até a região de 52.000, compreendida pela resistência de cinco oitavos e R1S. Isso está de acordo com a análise apresentada no médio prazo e seria perfeitamente factível através de uma retração composta em formato de ABCD, porém atualmente fora do escopo dessa análise por estar distante de ocorrer.
  • Também temos que estar atentos para a possibilidade de ocorrer um padrão de falha da dupla repenetração que por si mesmo também é um padrão direcional. Isso poderia levar a continuação imediata da queda no curto e no médio prazo.
Figura 2 – Índice Futuro (gráfico de 60min). Impulso e possibilidade de padrões direcionais.

Figura 2 – Índice Futuro (gráfico de 60min). Impulso e possibilidade de padrões direcionais.

 

 

 

ÍNDICE FUTURO – CONCLUSÃO DO CURTO PRAZO
  • O mercado encontra-se em região de suporte no médio prazo. No curto prazo parece estar tentando formar padrões direcionais que permitam uma correção do gráfico diário.
  • Caso os padrões discutidos sejam realmente formados a área de 50.400 – 50.800 tende a ser o primeiro provável alvo do curto prazo.
  • Pode ocorrer também uma continuação imediata da queda tanto no curto como no médio prazo caso aconteça um padrão de falha de dupla repentração ou simplesmente a perda sustentada do último fundo intradiário.

 

 

Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.

Consulte informações sobre o Índice Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.

 

Compartilhe essa postagem:

Facebooktwitterredditlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =